sábado, 24 de julho de 2010


Advanced Workout

Dicas sobre o BCAA em esportes Endurance

A suplementação com aminoácidos de cadeia ramificada, BCAA, é uma das manipulações dietéticas mais populares entre atletas engajados em atividades de endurance, tal qual de esportes de força, como o fisiculturismo.

Promover aumento de massa magra? Diminuir as taxas de catabolismo? Essas são duas das perguntas mais comuns entre atletas iniciantes.
Todavia, seu papel ergogênico não é totalmente comprovado. Em um estudo feito pela RMBE, sujeitos (n=17) foram submetidos a uma sessão prévia de exercício (corrida realizada a 75% do VO2max por 40 min seguida por 2 tiros a 90% do VO2max por 10 min cada um). Subseqüentemente, após o consumo aleatório de BCAA (77 mg.kg-1) ou placebo, seguindo modelo duplo cego cruzado, os participantes executaram um teste para determinação da capacidade de endurance (corrida a 90% do Limiar anaeróbio) até a exaustão. Ambos os experimentos, BCAA e placebo, foram separados por uma semana.

Com relação ao tempo até a exaustão e a distância percorrida, nenhuma diferença foi detectada entre as condições experimentais. (Placebo: 50,1±8,9 vs BCAA: 52,4±4,5 min, respectivamente) (Placebo: 8,8±1,3 vs BCAA: 9,1±0,6 km, respectivamente). Além disto, também não foi evidenciada diferença na concentração plasmática de glicose, de lactato e de amônia entre ambas condições experimentais. Em conclusão, a suplementação de BCAA não afetou o desempenho de endurance em um teste de corrida até a exaustão.

Logo, com os resultados, podemos concluir que o consumo de aminoácidos de cadeira ramificada, não aumentou o desempenho em nenhum dos casos.

A ausência de efeitos positivos, sob a perspectiva da fadiga central, é geralmente justificada pelo fato do aumento na produção de NH3, resultante do consumo de BCAA.

Desta maneira, BCAA, em esportes de endurance não é totalmente comprovado, mas pelo estudo, possivelmente deixa a desejar nos efeitos esperados da resistência. Desta forma, qual seria o papel do BCAA em uma dieta para hipertrofia? Promover 3 simples aminoácidos provavelmente supridos com uma alimentação correta? E as dosagens de BCAAs presentes em outros suplementos como Whey Protein? Assim, BCAAs provavelmente são um grande mito que ainda assombram atletas iniciantes…

Nenhum comentário:

Postar um comentário