sábado, 24 de julho de 2010

Whey e Desempenho Físico

O whey protein (proteína do soro do leite) há muito é considerado o “Padrão Áureo” da proteína por atletas sérios que se dedicam com afinco a desenvolver e manter uma constituição física magra, forte e bem definida. Estudos baseados em pesquisas embasam essa crença. Os atletas precisam de mais proteínas em sua dieta, geralmente o equivalente a duas vezes o que é recomendado em uma ingestão diária. É a proteína por eles escolhida que faz a diferença e eis aqui as várias razões por que o whey protein é a escolha preferida por atletas de todos as modalidades.

* O whey protein é uma proteína naturalmente completa, o que significa que ela contém todos os aminoácidos essenciais para ajudar a melhorar a constituição física e aumentar o desempenho atlético.
* O whey protein é uma fonte rica de aminoácidos em cadeia (BCCAs) que contém os mais altos níveis conhecidos de qualquer fonte alimentar natural. Os BCCAs são importantes para os atletas uma vez que, diferentemente de outros aminoácidos essenciais, eles são metabolizados diretamente no tecido muscular e são os primeiros usados durante períodos de exercício e treinamento de resistência. O whey protein fornece ao corpo os BCCAs para reabastecer os níveis reduzidos e começar a corrigir e reconstruir o tecido muscular magro.
* O whey protein é uma excelente fonte de uma cadeia de um aminoácido essencial, a leucina. A leucina é importante para os atletas uma vez que ela desempenha um papel chave na promoção de síntese protéica muscular e no crescimento muscular. As pesquisas têm mostrado que os indivíduos que praticam exercícios se beneficiam das dietas com alto teor de leucina e têm mais tecido muscular magro e menos gordura corporal quando comparados a indivíduos cuja dieta contém níveis mais baixos de leucina. O whey protein isolate tem, aproximadamente, 50% mais leucina que o soy protein isolate. * O Whey Protein é uma proteína solúvel e fácil de ser digerida e absorvida eficientemente no corpo. Refere-se a ela, geralmente, como uma proteína “rápida” por sua capacidade de fornecer alimento para os músculos rapidamente.
* O Whey Protein ajuda os atletas a manter um sistema imune saudável através do aumento dos níveis de glutationa no corpo. A glutationa é um anti-oxidante necessário para um sistema imunológico saudável e os exercícios e o treinamento de resistência podem reduzir os níveis de glutationa. O Whey Protein ajuda a manter os atletas saudáveis e fortes para que seu desempenho seja o melhor possível.

Whey e o Controle de Peso

Os estudos mostram que adquirir e manter um peso saudável pode acrescentar anos à sua vida e ajudar a prevenir complicações relacionadas ao peso, incluindo-se aí diabetes, câncer e doenças cardíacas. A dieta tem um papel importante em qualquer programa de controle de peso e a adição do whey protein faz uma diferença positiva. Eis a seguir algumas das razões porque isso ocorre.

* O corpo requer mais energia para digerir proteínas que outros alimentos (efeito térmico) e, em vista disso, você queima mais calorias após uma refeição protéica.
* O whey protein isolate é proteína pura com pouca ou nenhuma gordura e carboidratos. Ele é um complemento perfeito para qualquer plano dietético ou glicêmico de baixo índice de carboidratos .
* Estudos recentes realizados pelo Dr. Donald Layman, professor da Universidade de Illinois, realçaram o papel desse aminoácido essencial, a leucina, para o aprimoramento da compleição corporal. O whey protein de alta qualidade é rico em leucina para ajudar a preservar o tecido muscular magro ao mesmo tempo em que contribui para a perda de gordura. O whey protein contém mais leucina que a proteína do leite, do ovo e da soja.
* A proteína ajuda a estabilizar os níveis de glicose do sangue na corrente sanguínea. Isso, por sua vez, reduz a fome abaixando os níveis de insulina e facilitando a queima de gordura no corpo.
* O whey protein contém componentes bioativos que ajudam a estimular a liberação dos hormônios inibidores do apetite: a colecistoquinina (CCK) e o peptídeo-1 semelhante ao peptídeo de glucagon (GLP-1). Além disso, um novo estudo mostrou que o whey protein produziu um impacto maior na saciedade que a caseína – outra proteína do leite. A adição do whey protein a um lanche ou bebida ao meio dia fornece energia saudável e pode ajudar a controlar a ingestão de comida até a próxima refeição.

Whey e a Saúde Cardiovascular

Em 2001, as doenças cardíacas eram a principal causa de mortes nos Estados Unidos, tanto para homens quanto para mulheres. Com a expectativa média de vida aumentando a cada ano, torna-se muitíssimo importante adotar uma dieta nutritiva e um programa regular de exercícios para ajudar a manter um sistema cardiovascular saudável. O whey protein deve fazer parte dessa dieta nutritiva.

A hipertensão (pressão sanguínea alta) constitui uma das principais causas de doenças cardíacas e derrame cerebral. Uma nova e interessante pesquisa mostrou que o whey protein pode ajudar no combate à hipertensão. Tanto os estudos clínicos realizados com humanos quanto os realizados com animais o hydrolyzed whey protein isolate contribui para a redução da pressão sanguínea de indivíduos propensos à hipertensão.

O colesterol elevado constitui outro fator associado a doenças cardíacas e o whey protein tem provado ser capaz de reduzir o colesterol em diversos estudos de animais e clínicos. Certos componentes bio-ativos do whey protein podem ser responsáveis pela redução do colesterol, embora se necessite de mais pesquisas nessa área.

Whey e o Câncer

Portadores de câncer realizando tratamentos de radio ou quimioterapia costumam apresentar dificuldades para atingir os níveis alimentícios requeridos diariamente devido às náuseas e à falta de apetite. Isto pode levar à perda de peso, perda muscular e subnutrição calórica protéica. O whey protein é uma excelente escolha protéica para pacientes acometidos de câncer uma vez que é facilmente digerido e atua suavemente sobre o sistema. O whey protein pode ser adicionado a vários alimentos e bebidas para aumentar o conteúdo protéico sem alterar o sabor do alimento ou bebida original.

Assim como acontece com os atletas sérios, os pacientes de câncer geralmente apresentam níveis reduzidos de glutationa e o sistema imunológico enfraquecido. Inúmeros estudos mostram que o whey protein, rico em aminoácido cisteína, fornece um estímulo extra ao sistema imune aumentando os níveis de glutationa. Isso pode reduzir o risco de infecção e melhorar a resposta do sistema imunológico. Para que isso fosse confirmado, apresentou-se uma pesquisa no Encontro Anual da Sociedade Americana do Câncer mostrando que mulheres com os mais altos níveis de cisteína np plasma apresentaram uma redução de 56% em termos de risco de contrair câncer de mama quando comparadas a outras com os mais baixos níveis de cisteina no plasma.

O whey protein tem se mostrado, através de estudos com animais e in vitro, capaz de inibir o crescimento de vários tipos de tumores cancerígenos. O Dr. Thomas Badger, chefe do Arkansa’s Children’s Nutrition Center em Little Rock, descobriu que ratos alimentados com o whey protein desenvolviam 50% menos tumores que os ratos alimentados com caseína. Os ratos alimentados com o whey protein também desenvolveram menos tumores que os ratos alimentados com proteína de soja e os tumores demoravam mais tempo para aparecer.

Whey e Diabetes

O diabetes tipo 2 é um problema de saúde crescente, em grande parte devido ao contínuo aumento da obesidade. Ele não acomete adultos unicamente e está se tornando um problema bastante preocupante uma vez que também atinge crianças e adolescentes. A boa notícia é que as práticas saudáveis de nutrição têm mostrado desempenhar um papel importante para ajudar a controlar, e possivelmente impedir, o início do diabetes tipo 2. O whey protein, uma proteína de alta qualidade e de alto valor biológico, é uma boa escolha para os diabéticos que precisam controlar cuidadosamente a ingestão de alimentos. O whey protein confere mais benefícios que outras quantidades iguais de proteínas de qualidade inferior que contém, geralmente, mais taxas de gordura e de colesterol. Além disso, o whey protein ajuda a controlar os níveis sanguíneos de glicose e tem-se mostrado benéfico para o controle de peso – duas preocupações freqüentes resultantes do diabetes tipo 2.

Whey e a Nutrição infantil

O whey protein contém muitos dos mesmos componentes encontrados no leite materno e, por essa razão, é um ingrediente chave em uma grande variedade de fórmulas para bebês, inclusive para bebês prematuros. Certos tipos de fórmulas de whey protein para bebês também se mostraram eficazes para ajudar a reduzir o choro de bebês que sofrem de cólica. Embora se prefira a amamentação ao peito, as fórmulas para bebês contendo o whey protein são a segunda melhor opção quando a amamentação materna não se configura como opção. Além disso, o whey protein é uma excelente escolha protéica para a mãe grávida que precisa aumentar seus níveis protéicos. A gravidez pode aumentar as necessidades de proteínas no corpo em até 33%. Antes de fazerem quaisquer mudanças em suas dietas, recomenda-se às mulheres grávidas que consultem um médico para que sejam definidas suas necessidades protéicas individuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário