sábado, 24 de julho de 2010

15 princípios do treinamento Weider


A mistura entre o Heavy Duty, HIT e Weider é a forma mais comum de treinamentos em academias. Conheça neste artigo os 15 principais princípios do treinamento Weider, imortalizado nos anos 50 por “pequenos” atletas como Lou Ferringo, Arnold e muitos outros.

Lembre-se sempre de adaptar seu treino conforme suas necessidades e, conforme, claro os princípios aqui estabelecidos.1 – Sobercarca

A base de qualquer treinamento com pesos é o aumento progressivo de cargas, com os fins não só de aumento de volume muscular, mas de força e fibras também.

2 – Isolação

Cada músculo possui uma maneira diferente de progressão e, deve ser tratado individualmente, conforme seus arranjos de fibras, qualidade e capacidade.

3 – Confusão muscular

É comum que o músculo se adapte com o passar do tempo as cargas e ao estilo de treinamento. Então, fazer variações de exercícios, séries, cargas e repetições é primordial.

4 – Prioridade.

Priorize seus músculos mais fracos e menos trabalhados, usando-o em treinos ao início de sua rotina e, treinando-os com foco maior.

5 – Pirâmide

A fibra muscular cresce a contrações de pesadas cargas e resistências. Assim, os princípios de pirâmide e pirâmide invertida são ótimos para recrutar todos os tipos de fibras musculares (brancas e vermelhas) e retirar todo glicogênio do músculo.

6 – Rotina dividida

Divida seus músculos com inteligência. Se treinará menos dias na semana, aumente as séries e os exercícios. Se treinará mais dias, então o treino deve ser menos volumoso. Mas jamais perca a INTENSIDADE!

7 – Bombeamento de sangue para o músculo

Para isso, é importante sempre aquecer o músculo, fazer exercícios isométricos, polimétricos e lembrar-se sempre de contrair o músculo a cada repetição com pesos.

8 – Superséries

As superséries ajudam a fadigar ainda mais os músculos primários e secundários e, de quebra, ajudam a reduzir o tempo de um treino volumoso. 9 – Séries compostas

Séries compostas juntamente com superséries, produzem um efeito inesperado na resposta muscular com seu aumento de força, tamanho e resistência.

Você pode, por exemplo fazer supino reto, imediatamente após o término da série, fazer rosca direta e, para fechar o primeiro circuíto, ir para o burrinho até a exaustão.

10 – Princípio Holístico

Este baseia-se nas células musculares que constroem cada fibra muscular, individualizando assim seus treinos, exercícios e repetições

11 – Cíclico

Variar a rotina durante um período é sempre importante! Um exemplo de treino cíclico são as fases: Resistência – Força – Hipertrofia – Definição muscular – Vascularização.

12 – Isotensão

Trata-se do aumento do controle muscular afim de produzir maior resistência, recrutamento de fibras e bombeamento de sangue para o músculo.

13 – Impulso

Trata-se de fadigar o músculo de forma lenta e contrativa. Séries superlentas são um bom exemplo para isso.

14 – Triséries

Segue o mesmo princípio das séries compostas, porém, com 3 exercícios de 3 grupos musculares diferentes.

15 – Séries gigantes

Talvez o princípio mais conhecido no treinamento Weider, são as séries gigantes, compostas por 4 ou 5 exercícios por músculo e 4 ou 5 séries por exercício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário