sábado, 24 de julho de 2010

Nutrição Esportiva e Whey


Enquanto que os exercícios moderados aumentam a imunidade, melhoram a disposição e uma série de outros fatores, atletas em treinamento intenso e muito pesado tem mostrado uma depressão elevada do sistema imunológico e constantes quadros de Overtraining.

Grande produção de radicais-livres e atividade aumentada de inflamação são motivos para contribuir com o excesso da diminuição da atividade imunológica em atletas com overtraining. Em indivíduos altamente treinados o desempenho muscular bem como a recuperação pode ser dificultada devido ao estresse oxidativo. Estudos tem demonstrado que quando se possui níveis ótimos de Glutationa (um potente antioxidante) disponivel, é capaz de reduzir este estresse oxidativo causado por radicais livres. E isto se consegue através do Whey Protein pois ele é rico no aminoácido cisteína e isto favorece a síntese da Glutationa pelo corpo, mas deixando claro que não é somente devido ao conteúdo de cisteína que os níveis de Glutationa se apresentam aumentados, e sim devido a sinergia dos aminoácidos apresentado pelo Whey Protein que promove este aumento de Glutationa, uma vez que foram feitos estudos administrando somente cisteína (em altas doses) e mesmo assim a administração de Whey Protein conseguiu níveis maiores do ponto de vista de quantidade como de sustentabilidade. Outra importante função do Whey Protein seria com relação a imunidade, uma vez que em estudos ficou comprovado que o Whey Protein tem a capacidade de aumentar as resposta do sistema imunológico de pessoas saudáveis e enfermas (Câncer, AIDS ou com o sistema imunológico deficiente). Isto se dá pelo fato de o Whey Protein conter em sua composição uma protéina chamada Lactoferrina que tem a capacidade de promover uma ativação de inúmeros fatores do sistema imune como resposta das células NK (natural killer), neutrófilos e reforçar macrófagos. Além de conter uma boa quantidade de imunogloblulinas que jogam importante papel na melhoria do sistema imunológico.

Outro composto presente no Whey Protein é o conteúdo do aminoácido Glutamina. A Glutamina vem sido bastante estudada e seus efeitos em aumento de rendimento e performance nos atletas se mostra eficaz e até mesmo como saída a um overtraining, uma vez que a glutamina exerce diversas funções como: auxílio na síntese de proteínas, principal combustível do sistema imunológico, é essencial para produção de DNA/divisão celular/crescimento celular, nutriente chave na manutenção das células intestinais.

Sendo a Glutamina o aminoácido mais abundante no corpo humano, ela se torna prioridade em certos casos porque simplesmente o organismo não consegue fabricá-la em níveis ótimos, sendo tais situações: estresse (físico, mental e todos os tipos), treinamento e atividade física (intenso), febre, dieta (restritivas), catabolismo, queimaduras, hospitalizações, infecções de qualquer gênero, AIDS, tratamento de quimioterapia e/ou radioterapia, cirurgia.

E neste âmbito o Whey Protein contém ótimas quantidades desde aminoácido, sendo em sua forma livre ou em peptídeos (uma forma estável a qualquer pH e temperatura e que depois de absorvido irá se transformar em L-Glutamina no organismo).

Todo o atleta sabe como é importante uma boa alimentação para obter níveis ótimos de rendimento e superar seus próprios limites, mas isso não ocorre em uma alimentação pobre nos nutrientes corretos. E quando e fala em proteína a primeira pergunta que se faz é: Qual o seu valor biológico e a quantidade de BCAA que a mesma possui? proteína dos alimentos possui valor 100 e todas as outras proteínas encontradas foram comparadas a do ovo e receberam um valor. O Whey Protein possui valor de 104 em sua versão menos eficiente (Whey Protein Concentrado) sendo que o melhor isolado 100% hidrolisado possui 160 de valor biológico. Já que o Whey possui o maior valor biológico na natureza, não poderia de ser a maior fonte de BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) também. Uma vez que ele possui até 26% de BCAA’s em sua composição, ele se torna uma protéina perfeita para ótima recuperação, rendimento e otimização em atletas e praticantes de atividade física uma vez que os BCAA’s também participam diretamente na síntese de proteínas. Sendo assim o Whey auxilia na síntese de proteínas e ganho de massa muscular devido ao seu completo aminograma e alto valor biológico.

Um outro fator importante a respeito dos BCAA’s seria com prevenção a fadiga central. Diferente da fadiga periférica que leva o músculo a “falha” devido a depleção das reservas de glicogênio, e do sistema ATP/CP, a fadiga central pode ocorrer em indivíduos que praticam exercícios físicos prolongados, uma vez que a glicose sanguínea cai e aumenta a serotonina (um neurotransmissor) que irá causar sonolência. A serotonina é obtida apartir do aminoácido L-Triptofano que compete com os BCAA pelo mesmo sistema de transporte para atravessar a barreira hemato-encefálica e formar serotonina, e pelos ácidos graxos livres que estão ligados a albumina plasmática no sangue, além de a quantidade dos BCAA estarem diminuídas em exercícios prolongados. A suplementação de BCAA juntamente com carboidratos durante a atividade se mostra eficaz nestes casos. Os melhores isolados e isolados 100% hidrolisados são as maiores fontes de BCAA, além de proteínas de origem animal e suplementos isolados de BCAA.

Podemos ver a imensa importância do Whey frente a Nutrição Esportiva, sendo de total segurança a sua implementação em preparação de atletas e/ou praticantes de atividade física que apenas desejam melhoria no rendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário