sábado, 24 de julho de 2010

A importância do ovo inteiro na dieta


Ovos inteiros durante muito tempo foram tidos como vilões não só no mundo atlético ou culturista, mas também quando inclusos em dieta de sedentários. Seu consumo era restringido em mais ou menos 3 por semana por alguns médicos.

Mas hoje, muitos pontos foram desmistificados a respeito de seu consumo na íntegra. Consumir 3 ovos inteiros por dia (atletas) e 1 ovo inteiro por dia (sedentários) é algo um tanto quanto normal, mas que ainda gera medo.


Em primeiro lugar, vamos considerar a hipótese de que o ovo realmente traga malefícios quando consumido em maiores quantidades. Se você possui um estilo de vida saudável, sem bebidas, drogas, fumo e outros, o ovo seria apenas uma falha na sua vida (e uma falha que de qualquer forma também traria alguns tantos benefícios). Enquanto uns se drogam, você consome ovos. O que será pior?

Mas, como já dito, isso não é uma falha. Logo, vamos primeiro deixar claro que o conceito de “más” e “boas” gorduras caíram por terra. As “boas” gorduras foram cientificamente comprovadas como causadoras de algumas infecções e as “más” como responsáveis e matérias primas para algumas produções hormonais. Desta forma, ambas possuem malefícios e benefícios dentro de uma dieta coerente e equilibrada. Em segundo lugar o ovo inteiro possui uma cadeia completa de inúmeros aminoácidos (como BCAAs, por exemplo) que podem ajudar a aumentar a síntese proteica, disponibilizando mais matéria prima.

E, por último mas não menos importante, os níveis de consumo de colesterol de um praticante de musculação deve ser maior, afim de suprir as necessidades de produção de testosterona, por exemplo.

Então, será que não vale a pena começar a consumir maiores quantidades de ovos em sua dieta?
Valores nutricionais do ovo:
Ovo cru
Quantidade 1 ovo
Água (%) 75
Calorias 80
Proteína (g) 6
Gordura (g) 6
Ácido Graxo Saturado (g) 1,7
Ácido Graxo Monoinsaturado (g) 2,2
Ácido Graxo Poliinsaturado (g) 0,7
Colesterol (mg) 274
Carboidrato (g) 1
Cálcio (mg) 28
Fósforo (mg) 90
Ferro (mg) 1
Potássio (mg) 65
Sódio (mg) 69
Vitamina A (UI) 260
Vitamina A (Retinol Equivalente) 78
Tiamina (mg) 0,04
Riboflavina (mg) 0,15
Niacina (mg) Traços
Ácido Ascórbico (mg) 0

Este artigo foi escrito por: Marcelo Sendon

Nenhum comentário:

Postar um comentário